domingo, 28 de maio de 2017

Os 10 posts mais acessados do Blog



Há quatro anos eu lançava este blog sob o nome de "Por uma filosofia espírita". Espírita que sou e amante da filosofia como venho sendo, entendi que pudesse contribuir de algum modo para o engrandecimento de quem lesse.

O nome é "Por uma..." e não "A...", porque bem entendendo que o que escrevo é <<um>> tipo de pensamento. Tenho alguns propósitos particulares.

O maior deles, de onde busquei não me afastar, é tornar a coisa palpável, palatável, próxima do cotidiano das pessoas. Se exagerei em figuras de linguagem é que sempre caio na pobreza do meu verbo para expressar coisas do céu, coisas da terra que sobem ao céu, do céu que beijam a terra.

Tanto acertei em apostar no cotidiano, que aqui trago a prova. Os temas que mais foram acessados, mais palpáveis não poderiam ser: o consolo as mães e pais com crianças microcefálicas (+10.000 acessos), algumas relações levianas entre Nietzche e Espiritismo (+1000), algumas relações curiosas entre o anime Naruto e o Espiritismo (+1000). Dois outros temas me foram muito caros escrever: o do possível diálogo com um jovem pensando em suicídio, uma síntese de falas dispersas reais (+400), e um diálogo que tive com um amigo homossexual (+400). 


Dessa forma entrego a você o que nunca deixou de ser meu pensamento:

- Filosofia não é apenas um aprendizado seco de noções lógicas sobre conceitos abstratos. Ela prima por nos trazer serenidade, uma vida boa, o bom combate contras as angústias que a morte nos traz e uma maior paixão pela vida no que ela tem de apaixonante, uma maior piedade no que ela tem de miserável, uma maior vontade de mudar no que ela traz de liberdade.

"Por uma filosofia espírita" é um blog por um mundo melhor, acreditando em pessoas mais conscientes porque mais amorosas, e mais amorosas porque conscientes - do amor.

Ao final deste livretinho apresento-lhe o que venho sendo. Por ora, meus pensamentos.
Para começar a ler, acesse
 aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário